quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Poder de decisão

"Usar o poder da decisão lhe dá a capacidade de superar qualquer justificativa para mudar toda e qualquer parte de nossa vida” – Anthony Robbins Dura é a tarefa de tornar realidade as decisões que de fato mudam nossas vidas. Principalmente aquelas que deixamos tolamente passar da hora. Como os hábitos tolos, as amizades destrutivas, as coisas que não deveríamos comer. O tempo em que deveríamos estar dormindo. É uma armadilha fatal nos deixarmos levar pelo comodismo, e de fato faz parte da nossa cultura deixar as coisas como estão pra ver como é que fica. Antecipo a você como é que fica, fica pior, muito pior. A cada dia de postergação das decisões importantes, acumulamos dores que seriam meramente dispensáveis. Precisamos cuidar da gripe antes que se torne pneumonia. Por exemplo: todo mundo admite que seja difícil terminar um namoro, ficamos adiando por dias, meses ou até mesmo anos uma relação que já está totalmente saturada. Quando poderíamos estar vivendo outras emoções, outra vida de fato. Pra viver melhor temos de nos decidir mais rápido, e pôr em pratica a decisão que for mais conveniente, não importa se a decisão foi correta ou não, isso o tempo lhe dirá, afinal não é ele mesmo que responde a todas as perguntas? Deixe tudo a cargo da vida, sem acumular dores bobas, pessoas bobas, hábitos bobos, senão no fim das contas teremos uma vida toda boba. É preciso refletir todos os dias, parar alguns minutos pra pensar onde está indo a vida, o que desejamos pro nosso futuro e para aqueles a quem amamos. Um momento pra se permitir sonhar, acreditar na vida e renovar as esperanças. Do contrario correremos o risco de viver superficialmente. A gente merece o que a vida tiver de melhor, merece amar e ser amado, ter amigos, confiar e ser digno de receber confiança. A partir do momento em que valorizarmos o grande poder do nosso livre arbítrio e decidirmos segurar firme a rédea de nosso futuro provaremos que nossos valores são muito mais fortes do que a miséria e covardia que infelizmente nos acostumamos a ver nos noticiários. E então poderemos pisar no solo produtivo da nossa terra da promessa pessoal. Já disse Albert Camus: "A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana". Ao que eu complemento, ser mais forte que quaisquer condições que se lhe puderem impor as circunstancias.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Desejo Lancinante

Na luz do teu sorriso estonteante Percebo o meu mundo bem mais belo Na doçura de um sentimento singelo Alvorece um desejo lancinante E tudo o que mudo pra te mostrar Não merece do mundo mais que desdém Pois ninguém é perfeito pra ninguém Até que esse venha por ele se apaixonar Quando ama todo homem é poeta E se entrega sem ter medo de ser tolo Mais importa é amar que ser amado Porque amar é em si a sua meta

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Relacionamentos


“Reaja com inteligência mesmo a um tratamento bruto.” (Lao-Tse)

Seríamos pouco se não fossem os momentos compartilhados, é da relação com as pessoas que tiramos a força e a motivação para viver.

Mas infelizmente essas relações são em muitos casos fontes também de problemas, então criei um método para melhorar nossos relacionamentos quando acabamos caindo em algum atrito com os outros.

Tente imaginar uma saída bem humorada para a situação. Se não der certo...

Tente mudar as suas próprias atitudes, considerando que o outro está parcialmente correto. Se não der certo...

Tente descobrir as boas intenções por traz da atitude das outras pessoas. Se não der certo...

Tente encarar o problema como uma situação de aprendizado. Se não der certo...

Tente compor o contexto do “nós” ao invés da confrontação de idéia. Se não der certo...

Tente ver as coisas como se estivesse fora do problema. Se não der certo...

Tente ver as coisas da perspectiva do outro. Se não der certo...

Tente se desprender de suposições negativas em relação ao outro. Se não der certo...

Tente focalizar as qualidades da outra pessoa. Se não der certo...

Tente pôr de lado os sentimentos em questão e avaliar friamente a situação. Se não der certo... Volte para o primeiro ponto e tente outra vez.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Declaração


Meu sentimento outrora tão superficial
Minha vida sem sentido de existir
Minha fala puramente racional
Meu pobre sentido do sentir

E as tristezas das dores de viver
Sem amor na solidão dessa vida
Das mágoas e angústia e sofrer
E a tonteira das dores reprimida

Some tão levemente como o vento
Que me lava por fora e por dentro
Ao ver teu sorriso tão verdadeiro

Dá vontade de mudar o mundo inteiro
E cada beijo tornar-se mensageiro
Do amor que te sinto no meu peito

Não se cale



É sempre importante dizer, mesmo que seja óbvio. Mesmo que seja repetitivo. O quanto estimamos as pessoas.

Porque chega sempre a hora em que partimos, ou que as pessoas vão embora. E sempre é cedo demais. E então as nossas palavras não ditas podem ficar presas na garganta. Por isso não se cale.

Pois a dureza e frieza não combinam com os sentimentos mais profundos. A amizade verdadeira. Não se tome por tolo ao abrir o coração, pois aqueles que te julgarem assim, são pessoas mesquinhas.

E um dia, quando as palavras forem tudo o que restar. Terão o significado mais sublime. Do amor que foi vivido, das palavras que foram ditas.

Crime de omissão



“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
– Martin Luther King

Muitos bons e justos aplicam a sua justiça no lugar errado, suavizando as suas frases contra o que é mau por cautela em relação ao acusado. Ou mesmo tentando se proteger por não ofender as suscetibilidades de outrem. Discordo deste modo de pensar. Prefiro pensar como disse Públio Siro: "A punição de qualquer homem mau é a segurança dos homens bons".

A partir do momento em que temos provas, temos a obrigação moral de denunciar, de tornar isto público, de gritar a quem interessar possa a vilania cometida. Do contrário a nossa conivência com o mal perpetuará as condições para que os abusos cometidos ocorram em grau ainda mais elevado. "Quem hesita em punir aumenta o número dos abusados." (Públio Siro). Se não conseguirmos realizar este espírito de ação nos nossos círculos sociais, como poderemos exigir tal postura dos poderes políticos que obviamente já perderam qualquer noção da verdadeira ética?

Se deixarmos que nos calem diante da maldade, da injustiça e da corrupção estamos nos rendendo e aceitando com passividade e participação.

É o trapaceiro, o corrupto, o ser vil que tem que andar amedrontado diante do mundo, ele é quem tem que se esgueirar sorrateiramente nas ruas mais escuras para jamais ser reconhecido. Ele é quem tem que se calar para que seus pensamentos não o denunciem. O bandido, o desonesto o culpado é que tem que omitir da sociedade a sua verdadeira face em vergonha.

Por que laços?

 “Amigos são a família que nos permitiram escolher.” - William Shakespeare

Passamos durante a vida por diversas etapas muito bem definidas, a escola, os cursos, os empregos as viagens, e nesses espaços de tempo convivemos provisoriamente com pessoas que nem sempre levamos conosco para o resto de nossa vida. Foi assim com todos nós, aconteceu com cada aluno que estudou conosco no jardim de infância e hoje jamais nos reconheceria. Nós esquecemos e somos esquecidos o tempo todo durante a vida e isso faz parte de um processo natural. Mas devemos contribuir para que algumas pessoas permaneçam sempre em nossa vida. É importante guardar algumas pessoas queridas mais do que em fotografias antigas. É então que percebemos que muitas pessoas que perdemos durante a nossa vida realmente fazem falta.

Os amigos que fazemos tornarão o nosso futuro mais agradável, propiciando meios para que nossos caminhos sejam mais suaves, e isso não significa ter amizade por interesse egoísta. Trata-se de um bônus adicional pela conservação das amizades. Por isso é fundamental criar laços.

Não precisamos perder as pessoas só porque chegamos ao fim de um ciclo, esses pequenos ciclos da nossa vida são apenas partes que compõe um circulo bem maior que chamamos vida. Eles servem para que possamos conhecer pessoas e adicioná-las ao nosso convívio para sempre.

Nossos laços de amizade devem ser sempre renovados pelo constante contato, com palavras de consolo, de ajuda, de amizade enfim. E acima de tudo com ações e atitudes para proporcionar aos outros uma vida melhor. Jesus disse que há mais prazer em dar do que em receber. Acho que isso se aplica bem ao sentimento que torna as pessoas indispensáveis e insubstituíveis na nossa vida. O prazer de participar positivamente na vida das pessoas. Criando cada vez mais laços de amizade que irão tecer a suntuosa malha de felicidade para aconchegar as nossas almas.

Dedicado aos meus alunos do Formare 2011.

Adria Lourenço, Alessandra Amorim, Ana Paula, Daniel Nascimento, Gleicy Silva, Heverton Henrique, Iva Araújo, Jefrei Santos, Jenny Cintra, Jonatas Faria, Kamila de Castro, Leila Regina, Lilliane Vieira, Maciel Pantoja, Marcelo Sousa, Mateus Rodrigues, Rafaela Andurand, Rodrigo Andrade, Sara Aquino e Wesley Sousa.

Beleza feminina


Admirando o teu sorriso fascinante
Resta-me agradecer à mão Divina
Eu que tantas vezes duro e inconstante
Percebo o que a vida me ensina
Ao contemplar tua beleza apaixonante
Na perfeição do teu jeito de menina

Impressa na mais profunda memória
Junto aos melhores presentes que ganhei
Com todas as coisas boas que vivi
Com todos os encantos que senti
Com todas as alegrias que passei
Tua imagem residirá em minha estória

Saudade


Não é apenas o desejo de reviver momentos e rever pessoas, a saudade é um sentimento. Não é uma idéia que passa na cabeça e nos faz relembrar as antigas recordações, ela é presente tanto quanto qualquer outra dor. A saudade existe quando a vida nos mostra que a distância geográfica ou temporal não passa de mero detalhe, pois o outro reside dentro de nós. E é revelado em tudo o que ouvimos, sentimos, cheiramos e vemos.

A saudade é de fato a expressão mais profunda do sentimento humano, porque é fácil prestar atenção, amar, e se dedicar a outrem enquanto a sua presença é evidente e demonstrada fisicamente. Mas na ausência, amar na ausência é a prova mais fidedigna do amor, da amizade, do respeito. E nisto se revela o que é saudade.

E como dor que é, tentamos sempre a remediar com seus devidos medicamentos, geralmente doses suaves do seu veneno como em todas as vacinas. Lemos cartas, vemos fotografias, entramos no perfil antigo do Orkut para rever as fotos há tempos esquecidas, rastreamos as nuances e deslizes dos momentos felizes ou mesmo tristes da nossa relação, só para no final percebermos que de nada aliviou nosso coração.

É bom ter e manter a saudade, das pessoas que ainda retornarão, daquelas que nem estão assim tão distantes, dos momentos e lugares que fizeram a nossa vida ter valido a pena até hoje e acima de tudo das pessoas que não mais veremos nesta vida. A saudade não é e nunca será o sentimento da ausência, não é a conseqüência da solidão, a saudade é a presença sublime, real e sólida que nos mostra o sentido do amor.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deixem as Bruxas em paz!


“A culpa não é minha, nem sua. São só armadilhas da vida em nossas vidas.” –
Flora Lis

Imagine a cena: Você está descansando em casa num domingo à tarde, na sua sala tranquilamente, já com os olhos pesados. De súbito ouve o ruído estrondoso na vidraça. Você corre, olha para todos os lados e não vê ninguém. O que você faz? Sai de casa, e corre entre as casas em busca do responsável pelo malfeito? Ou, resignado junta os caquinhos e varre a sala depressa para que ninguém se fira?

Tudo o que acontece tem uma causa, um efeito gerador. As coisas ruins são decorrentes de erros de toda espécie. É claro que os culpados quando identificados devem pagar pelos seus erros. O problema é que as pessoas gastam muito mais tempo tentando identificar possíveis culpados, ou tentando se eximir de suas próprias culpas, do que trabalhando efetivamente em busca de soluções. Apontar culpados não ajuda a mitigar os problemas! A questão é somos parte de um mesmo corpo, então: "Quando a culpa é de todos, não é de ninguém." (Concepción Arenal). E a gente aqui falando em buscar um “Pai” para o problema.

Estou certo de que se decidirmos parar de caçar as bruxas, e começarmos a agir no sentido de corrigir as anomalias, teremos melhores resultados em todos os campos da nossa vida. Assumindo a responsabilidade pelo curso que quisermos tracejar, ao invés de perder tempo e energia apagando os incêndios. Uma verdade a ser lembrada é que todos nós cometemos erros. Em certos momentos nós somos as Bruxas. Sendo assim, temos que ser mais realizadores do que inquisidores.

Não adianta nada repetir essa verdade milhões de vezes para quem já está habituado a se esquivar das responsabilidades. Eu falo para quem tem coragem! O fato é que quem se exime das culpas também se afasta das responsabilidades e quem se afasta das responsabilidades é covarde.

Soneto do Fim


Se eu tivesse a coragem que julgas sou dotado
Sossegaria estar satisfeito ao teu amor escasso
Como um estepe, uma fuga, o último regaço
Condenando-me a um funesto destino desolado

Se eu fosse então assim tão intenso e profundo
Observaria com desdém teus falsos afetos vazios
Escarneceria da volubilidade dos febris arrepios
Aguardando o tempo de voltares ao meu mundo

Mas na fraqueza de ser somente quem eu sou
Absorto no egoísmo de existir pra mim mesmo
Determinei optar não esperar a tua boa vontade

Garanto com ardor que o teu tempo já passou
E ainda que meu caminho siga em frente a esmo
Romperei as amarras e tomarei minha liberdade

Animosidades


Conviver com pessoas boas, gentis e amigas é fácil. Ser amigo de quem gosta da gente e jamais nos prejudica é simples. Quero ver é tratar bem a quem te prejudica. Quem zomba covardemente ou desafia a sua inteligência com sorrisos de falsidade.

O grande desafio é manter-se perto, como se diz na máfia, “fique perto dos seus amigos, e mais perto ainda dos inimigos”. A idéia é nunca revidar.

Ninguém precisa saber o que você pensa, se você expõe a sua fúria ao inimigo, demonstra fraqueza. Seja forte e faça o bem a quem te odeia. Assim você “acumula brasas sobre a cabeça [deles]” (Romanos 12:19). Essa é uma das mais preciosas lições da Bíblia. Amar aos inimigos.

Agora, sem ser besta pra ninguém. Ninguém pode achar que pode fazer da gente o que quiser. Nós impomos os limites quando respeitamos os limites, impomos respeito quando respeitamos, e somos amados quando amamos os outros.


Ela pintou de azul o céu cinzento
Dando consolo ao desalento
Como o sono da madrugada
A inconsciência sublimada
Hoje me lanço sem receio
Na vida que emana do seu seio

Ela foi moldando minha vida
Para encontrar a paz merecida
Tornando trivial o que é trivial
E aquilo que é divinal, divinal
Restabelecendo a fé inabalável
No Grandioso Deus inefável

De sua boca procede a verdade
E a promessa do fim da maldade
Em um mundo feito de união
Composto por uma só nação
Onde as lamurias do pretérito
Não terão em si nenhum mérito

As palavras de Deus nos ensinam
Os caminhos assim Iluminam
Dando força ao espírito cansado
De todas as dores é curado
Na sua senda não há solidão
Na verdade de Deus não há ilusão