sábado, 7 de janeiro de 2012
Saudade
Não é apenas o desejo de reviver momentos e rever pessoas, a saudade é um sentimento. Não é uma idéia que passa na cabeça e nos faz relembrar as antigas recordações, ela é presente tanto quanto qualquer outra dor. A saudade existe quando a vida nos mostra que a distância geográfica ou temporal não passa de mero detalhe, pois o outro reside dentro de nós. E é revelado em tudo o que ouvimos, sentimos, cheiramos e vemos.
A saudade é de fato a expressão mais profunda do sentimento humano, porque é fácil prestar atenção, amar, e se dedicar a outrem enquanto a sua presença é evidente e demonstrada fisicamente. Mas na ausência, amar na ausência é a prova mais fidedigna do amor, da amizade, do respeito. E nisto se revela o que é saudade.
E como dor que é, tentamos sempre a remediar com seus devidos medicamentos, geralmente doses suaves do seu veneno como em todas as vacinas. Lemos cartas, vemos fotografias, entramos no perfil antigo do Orkut para rever as fotos há tempos esquecidas, rastreamos as nuances e deslizes dos momentos felizes ou mesmo tristes da nossa relação, só para no final percebermos que de nada aliviou nosso coração.
É bom ter e manter a saudade, das pessoas que ainda retornarão, daquelas que nem estão assim tão distantes, dos momentos e lugares que fizeram a nossa vida ter valido a pena até hoje e acima de tudo das pessoas que não mais veremos nesta vida. A saudade não é e nunca será o sentimento da ausência, não é a conseqüência da solidão, a saudade é a presença sublime, real e sólida que nos mostra o sentido do amor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário