sábado, 7 de janeiro de 2012
Crime de omissão
“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
– Martin Luther King
Muitos bons e justos aplicam a sua justiça no lugar errado, suavizando as suas frases contra o que é mau por cautela em relação ao acusado. Ou mesmo tentando se proteger por não ofender as suscetibilidades de outrem. Discordo deste modo de pensar. Prefiro pensar como disse Públio Siro: "A punição de qualquer homem mau é a segurança dos homens bons".
A partir do momento em que temos provas, temos a obrigação moral de denunciar, de tornar isto público, de gritar a quem interessar possa a vilania cometida. Do contrário a nossa conivência com o mal perpetuará as condições para que os abusos cometidos ocorram em grau ainda mais elevado. "Quem hesita em punir aumenta o número dos abusados." (Públio Siro). Se não conseguirmos realizar este espírito de ação nos nossos círculos sociais, como poderemos exigir tal postura dos poderes políticos que obviamente já perderam qualquer noção da verdadeira ética?
Se deixarmos que nos calem diante da maldade, da injustiça e da corrupção estamos nos rendendo e aceitando com passividade e participação.
É o trapaceiro, o corrupto, o ser vil que tem que andar amedrontado diante do mundo, ele é quem tem que se esgueirar sorrateiramente nas ruas mais escuras para jamais ser reconhecido. Ele é quem tem que se calar para que seus pensamentos não o denunciem. O bandido, o desonesto o culpado é que tem que omitir da sociedade a sua verdadeira face em vergonha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário